O médico e escritor Luiz Coutinho foi homenageado no Projeto Café com Poesia, nessa quarta. O encontro realizado na Alepe destacou a obra Cancioneiro da Revolução, que trata do episódio ocorrido em Pernambuco, em 1817. Durante o evento, membros da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores recitaram trechos do livro para alunos de escolas de referência de Ensino Fundamental e Médio no Recife. Coutinho relatou que a poesia gera impacto nas pessoas e cria uma consciência histórica. “A gente dá condições para que esses alunos criem na cabeça deles um conceito desse memorável episódio da história que muitos da minha idade não tiveram chance.”
Coordenador da Escola de Referência do Ensino Fundamental Creuza Dornelas, Rosalvo Marinho destacou a importância de trazer os alunos para eventos culturais. “A leitura não é um hábito, no geral, do povo brasileiro, então a gente se sente no dever de incentivar a prática da leitura, principalmente nesse evento que é alusivo a uma data tão importante que é a Revolução de Pernambuco.”
Os estudantes ainda assistiram a uma palestra do presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, George Cabral. Ele falou sobre o tema “Revolução de 1817: Pernambuco como exemplo para o Brasil”, ressaltando a importância do estado na história do País.
Déborah Ellen, aluna do terceiro ano da Escola de Referência do Ensino Médio Joaquim Távora, expressou sua alegria de participar do Café com Poesia. “Eu estou adorando como eles se pronunciam, estou aprendendo coisas que eu não saberia e eu agradeço muito pela oportunidade.”
O Projeto Café com Poesia, coordenado pela Biblioteca da Alepe, também teve a participação do Coral Vozes de Pernambuco (integrado por servidores da Casa), de outros poetas pernambucanos e de um recital dos alunos da Escola Creuza Dornelas.